Benefícios do Sexo para a Saúde

casal apaixonado na cama

A relação entre sexo e saúde tem vindo a ser alvo especial de vários estudos científicos, e os resultados garantem que “sexo dá vida”. Mais do que um aumento da sensação de bem-estar individual e relacional, potencia diversos benefícios para a saúde global.

Entre alguns destes benefícios destaca-se o melhoramento da pele, a exercitação de diferentes músculos do corpo, a oxigenação das células, o aumento da imunidade, a melhoria na qualidade do sono, o combate ao stress… enfim, a lista é grande.

Claro que o objetivo principal de uma relação sexual é o prazer, ou, a um nível biológico, a preservação da espécie. Mas porque não conhecer os vários benefícios que pode trazer para a nossa saúde? Confira as diferentes vantagens que separamos de seguida.

Aumento da Esperança Média de Vida:

O aumento da frequência cardíaca e ativação sanguínea resultantes do exercício físico da atividade sexual, promovem maior fluidez sanguínea e uma diminuição do risco de enfartes e AVC. Estas são as conclusões de uma investigação publicada no “British Medical Journal”. Homens que praticam sexo com maior frequência têm a sua esperança média de vida aumentada até duas vezes mais do que os restantes. Deste mesmo grupo, os que tinham relações sexuais cerca de 3 vezes por semana, apresentam menor risco de sofrer um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Resistência muscular e estrutura óssea:

A atividade sexual regular tem como consequência o aumento dos níveis de testosterona, o que representa uma melhoria significativa para a resistência muscular e estrutura óssea. Outra vantagem relevante é a manutenção da forma física, com queima de calorias e tonificação muscular. Em apenas meia hora de sexo pode queimar até 90 calorias. Provavelmente uma forma mais divertida e prazerosa do que correr em frente ao espelho na passadeira do ginásio.

Combate o stress:

Uma prática sexual regular ajuda a combater o stress graças à libertação de endorfinas. Estas hormonas são responsáveis pelas sensações de prazer e relaxamento e conferem uma sensação de bem-estar global. Uma espécie de calmante do sistema nervoso que relaxa os músculos e diminui a dor. Quando o seu parceiro der a desculpa das dores de cabeça, já sabe como resolver o assunto.

Sonos de Beleza:

Em consequência da libertação de substâncias que relaxam os músculos, é normal verificar sonos mais relaxantes e reparadores. As melhorias verificadas ao nível da beleza da pele podem estar relacionadas quer com estes “sonos de beleza”, quer com o aumento dos níveis de estrogénio e testosterona que, por sua vez, melhoram o brilho e até a textura da pele e cabelo.

Autoestima e relação:

Os resultados em termos de autoestima e autoconfiança são consequência direta da sensação de bem-estar global. Verifica-se maior predisposição para o envolvimento sexual – que tende também a aumentar. Quando o casal está envolvido num ambiente de intimidade e cumplicidade, aumenta a capacidade de expressar desejos e necessidades, potenciando a satisfação sexual e relacional. A oxitocina, também conhecida como “hormona do amor”, tem um aumento significativo no momento do orgasmo. Facilita o fortalecimento da relação e o afeto entre o casal, conferindo maior proximidade e envolvimento.

Sem sexo, sem problema.

Depois dos vários benefícios enumerados para a saúde, quem não tem uma prática sexual tão ativa deve estar assustado. Mas calma, ficar sem sexo não é mau para a saúde. Apenas os casais que estão a tentar engravidar devem ficar atentos. Quanto mais espaçados os momentos de intimidade, menores são as chances. Os espermatozóides morrem dentro do corpo do homem após dois ou três dias, então uma ejaculação frequente pode ser benéfica.

 

Hoje é Dia Mundial da Saúde, já celebrou? Visite-nos!

Mais artigos para si!