Jardins do Palácio Cristal
uma celebração da natureza

Ainda sem planos para o fim de semana? Temos uma sugestão imperdível para bons momentos a dois ou em família. Uma das principais atracções da cidade do Porto: os Jardins do Palácio Cristal.
A história do Palácio de Cristal
Falamos em oito hectares no coração da cidade com as melhores panorâmicas sobre o Rio Douro. Os Jardins do Palácio de Cristal foram projetados no século XIX pelo arquiteto paisagista Émille David, aquando a obra do próprio edifício do Palácio Cristal. Foi construído especialmente para o evento organizado pela então Associação Industrial Portuense (atual Associação Empresarial de Portugal), e contou com mais de 3000 expositores dos quatro cantos do mundo.

Actualmente já não existe nenhum palácio para ser visitado. Este era feito de ferro e vidro – inspirado no Crystal Palace, de Londres. O projeto de Thomas Dillen Jones, foi inaugurado em 1865. Porém, em 1951 foi mandado demolir para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos, para o Campeonato Mundial e Europeu de Hóquei em Patins de 1952. É actualmente conhecido como Pavilhão Rosa Mota e a sua cúpula é bem visível de vários pontos da cidade.
Porém, os jardins são os originais do século XIX.
Jardins do Palácio Cristal
Logo na entrada principal, para nos dar as boas-vindas, mantém-se o Jardim Émile David, onde estão também lagos e as quatros estátuas que representam cada uma das estações do ano. Entretanto o caminho ramifica-se pela Avenida das Tílias, que passa pela Concha Acústica, onde se realizam vários espectáculos. Aventure-se a percorrer os trilhos de terra, por entre bosques, labirintos e miradouros estratégicos. Descubra os diferentes ambientes, texturas, cores, cheiros e luzes. Cruze as pequenas pontes de pedra, assentes em lagos banhados pela sombra das folhas das árvores.

Estes jardins românticos continuam a celebrar a harmonia da delicadeza da natureza com a perspicácia humana. Com diversos desenhos geométricos, os jardins são divididos por temas: o Jardim das Plantas Aromáticas, das Medicinais, o Jardim do Roseiral, das Cidades Geminadas e o Jardim dos Sentimentos. Neste último, encontra-se a estátua “Dor” de Teixeira Lopes. De salientar que estes jardins tiram partido do património botânico e da dinâmica lúdico-cultural, acolhendo um Centro de Educação Ambiental.
Curiosidades para um dia perfeito
Pelos Jardins do Palácio Cristal há vários locais com mesas e bancos de pedra, uma zona de merendas, e até parque infantil com bastantes diversões para os mais novos. Pode sempre levar uma toalha e deitar-se ao sol ou sob a sombra das árvores a relaxar, fazer um piquenique, ler um livro ou simplesmente… namorar.
Prepare-se para um ambiente completamente mágico, que mesmo estando no centro urbano do Porto, sentir-se-á numa atmosfera bem diferente. Com certeza encontrará várias aves, incluindo pombos, gaivotas, patos e muito pavões.
Se visitar os jardins ao Sábado, saiba que irá encontrar vários entusiastas dos Dias com Energia, que ao sábado se reúnem para práticas de pilates, yoga e tai-chi. As aulas são gratuitas e, sem dúvida, a melhor maneira de começar o dia.
Do outro lado dos jardins pode encontrar também a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, um espaço com várias áreas multidisciplinares, um restaurante e uma esplanada com vista para o lago.
Para terminar o dia em beleza, aproveite os pontos estratégicos que os jardins oferecem para ver o Sol a pôr-se sobre o rio e sobre o mar.
A entrada é gratuita, e, sem dúvida, uma excelente opção para visitar. De 1 de Abril a 30 de Setembro tem um horário alargado das 8 às 21h, no período mais frio fecha às 19h.
Rua de D. Manuel II, 4050-346 Porto.
Já tem onde ficar? Faça a sua reserva connosco: suite + garagem privativa desde 40.00€.