Com certeza já ouviu estas palavras quando se fala na Cidade do Porto. São aceites de bom grado, mas de onde vem esta expressão?
O nome da cidade do Porto tem origem num povoado pré-romano. Na época designava-se Cale ou Portus Cale, sendo esta a origem do nome de Portugal. A palavra Portus, tem como significado a vida comercial e o desejo de um povo pioneiro na descoberta do desconhecido. Desde muito cedo, o Porto revelou o seu empenho e potencial na construção naval, quer a nível industrial, quer a nível comercial.
A sua relação inquebrável com o Douro e o Atlântico sempre foi inegável. De notar o apoio imediato do povo ao Mestre de Avis, em 1385, para a expansão ultramarina, que lhes garantiu o título honroso de “tripeiros”. Reza a história que o seu compromisso era tal, que cederam todas as carnes limpas da cidade às naus, ficando, assim, apenas com as tripas como alimento. Mas os portuenses sempre tiveram no sangue o desenrasque e fizeram delas um prato delicioso que, ainda hoje, é tradicional da cidade e conhecido como “Tripas à Moda do Porto”.
Invicta quer dizer Invencível, porém recuando na história, a cidade foi tomada pelos mouros em 715, sendo reconquistada por Vimara Peres em 868. Depois, não há registos de nenhum ataque significativo, mas o espírito invencível sempre esteve lá. É no século XIX que nasce o principal motivo do título “Invicta”.
Durante as Guerras Liberais (1832 – 1834), o Porto foi cercado pelas tropas absolutistas. Dá-se o nome de Cerco do Porto a este período que durou mais de um ano, no qual as tropas liberais estiveram cercadas. Com esta heróica resistência, o Porto demonstrou-se Invicto perante os assaltos de D. Miguel, assegurando a vitória dos liberais liderados por D. Pedro em todo o país. D. Maria II, sucessora do trono, atribuiu posteriormente o título de Invicta à cidade, estando, ainda hoje, essa referência no seu brasão municipal.
O Porto é sem dúvida uma cidade mágica, cheia de histórias e mistérios.
Faça já a sua reserva e visite-nos. Será um prazer recebê-lo!