Chocolate e Prazer

5 curiosidades sobre a sua relação

caixa de bombons romântica em forma de coração com pétalas de rosa em torno.

O Chocolate e o prazer… parece que andam de mãos dadas por esta vida fora, não é?

É impossível pensar em bons momentos e não associar o chocolate. Não há Natal, Dia dos Namorados, Páscoa, Aniversário, ou qualquer outra data significativa que não marque no calendário que se passe sem um bombonzinho, um brigadeiro, um bolo com cobertura ou recheio, uma tablete… enfim. Já entendeu o nosso ponto de vista. Mas já se perguntou porquê? Porquê que o chocolate e o prazer (especialmente a dois) são sempre associados?

Preparamos este artigo onde explicamos 5 curiosidades desta associação natural.

1. O Chocolate é afrodisíaco.

O chocolate é dos mais conhecidos e saborosos alimentos afrodisíacos. O cacau, principal ingrediente, é considerado um afrodisíaco natural com capacidade para estimular o desejo sexual. Desde as culturas mais antigas até aos dias de hoje, com já vários estudos científicos que o comprovam: é mesmo um bom amigo para aumentar o desejo sexual.

2. O mesmo efeito no cérebro.

Sabia que tanto o chocolate como o sexo despertam substâncias quase idênticas no cérebro? Estas substâncias são associadas às sensações de bem-estar, prazer, felicidade e afastam a ansiedade. Falamos em dopamina, serotonina e feniletilamina.

Este conjunto de substâncias é conseguido quando se está apaixonado e/ou durante o orgasmo, em quantidades maiores e durante mais tempo no organismo do que ao comer este doce.

A sensação de prazer que o cacau oferece é bastante semelhante, mas não substitui.

3. A sua química.

O Chocolate, como fonte de magnésio, ajuda a relaxar e, claro, a aproveitar melhor os momentos íntimos. Versões com níveis mais elevados de cacau são mais poderosas para aumentar a libido, tornando-se estimulantes naturais. Por outro lado, também possui L-arginina, um aminoácido que potencia o desejo de forma mais eficaz.

4. Sexo ou chocolate?

Alguma vez pensou sobre isto? Se tivesse de desistir de um deles, qual escolheria?

Foi feita uma pesquisa com 2000 pessoas no Reino Unido que descobriu que 22% das mulheres não consegue viver sem chocolate. Apenas 9% acha que as relações sexuais seriam mais difíceis de abandonar.

Entre os homens, 1 em cada 5 diz não conseguir ficar sem sexo.

5. Ao longo da história.

Dos primeiros povos a utilizar o cacau foram os Astecas. Para eles era símbolo de luxo e é aí que começam os relatos sobre a associação entre chocolate e prazer. Segundo os historiadores, eles usavam o cacau e outras especiarias em bebidas que utilizavam para aumentar o desejo sexual e inclusive melhorar o desempenho masculino. Este “cocktail” era também oferecido aos deuses, porém o seu principal uso era para dar energia aos seus guerreiros.

Contudo, foram os espanhóis que contribuíram para a divulgação do cacau para o resto do mundo. A fama do chocolate enquanto afrodisíaco cresceu devido à corte francesa, no século XVII.

Os tempos foram passando e o chocolate foi mantendo o seu lugar destacado no pódio como um dos doces mais populares por todo o mundo.

Estas curiosidades não são desculpa para abusar nos chocolates. Mas desde que a seguir consiga queimar as calorias em excesso, não nos podemos opor. Escolha a suite que servirá de pano de fundo no seu prazer e utilize o chocolate com criatividade para uma noite especial com o seu par.

Mais artigos para si!